O Universo da Universidade

Assumir responsabilidades não é fácil, ainda mais se com as responsabilidades vem o abandono da sua casa, o medo, a insegurança, o desconforto de estar entre estranhos e sem um possível afago de quem ama, caso tropece pelas pedras no caminho, como disse Carlos Drummond de Andrade.

Eu e muitas outras pessoas enfrentamos isso todos os dias por causa da constante busca humana por conhecimento, ou a busca de evolução; evolução tanto de si próprio, quanto de seu próximo amado. E para entrar nessa empreitada, peleja, é preciso coragem, determinação, foco, resiliência e tantos outras virtudes que precisam ser moldadas e reconstruídas dia após dia, já que às vezes o desânimo pode bater a porta e desejar ceiar, morar conosco. E lembrar-se todos os dias da sua meta, seu desejo é uma das partes constituintes desse marmóre que fora tanto moldado; um desejo sem vontade e trabalho torna-se vazio, um vácuo, uma estátua oca que a qualquer momento pode ruir. 

O universo não é feito à nossa vontade; ele continua, mesmo sem nós. E mesmo embora não o seja, ele é infinito e podemos explorá-lo. Um dos meios é pela busca de conhecimento, que já disse, é um dos motivos de as pessoas abadonarem os confortos. O conhecimento é uma forma de refletir, compreender e entender o mundo -- às vezes louco -- que habitamos. 



A Universidade -- às vezes profanada por muitos -- é um universo estendido, um instrumento teórico para alcançarmos o conhecimento. Não é perfeita, claro, porém foi criada para tentar nos aproximar da verdade, ou das verdades. 


E o universo que as univerdades guardam é incrível por abranger todas as áreas do conhecimento, permitir o compartilhamento de saberes entre áreas e pessoas de lugares e culturas diferentes. É um lugar desde sua criação, onde pessoas se encontram e se comunicam. Diferentemente dos ensinos fundamental e médio, onde havia uma exclusão social e exterior -- não totalmente; os ensinos obrigatórios tinham o problema de excluir, muitas vezes, o mundo exterior à ele, esquecendo da interação entre outras escolas e com a própria comunidade. (Não vivi isso no geral, contudo era assim que me sentia em determinados momentos) 

O ensino que deveria ser tido como prazeroso acaba se tornando uma obrigação penosa, como se estudar fosse ir para a guilotina ou enfrentar um carrasco. 

"Educai as crianças e não será preciso castigar os homens." 
Pitágoras

O que se inicia como obrigação, acaba se tornando fascinação e puro prazer. Nada penoso é realmente aproveitado, adorado.

E mesmo que a universidade esteja muito distante da prática, algumas vezes, é como já dito, um instrumento. Uma criação que deve ser aproveitada, utilizada. Você pode conseguir conhecimento sozinho, entretanto a partir da convivência com pessoas diferentes aprendemos mais, porque para descobrir o mundo é necessário conhecer os outros; isolar o mundo social do mundo natural não é buscar conhecimento; o conhecimento está em enxergar o todo.
Você pode rebater que pode conviver com muitos só viajando, sim, no entanto o cosmos da universidade ainda é melhor para a comunicação. Você conseguiria imaginar o mundo sem locais como as universidades? Imagine um mundo assim e me diga se não seria assustador, já que provas vemos todos os dias com gente que  deseja privilegiar as elites, arrancar a literatura, o estudo dos pobres. Agora imagine a importância da universidade.Melhor, imagine o mundo sem o pensar e sem compartilhar o que você pensou.

Comentários

Postagens mais visitadas