Cadê a liberdade?

"Tantos padrões, imposições afastam de encontrar nossa própria essência." 
           Scalene - Sublimação




Olá, como vão? Bem, mal ou indiferentes? 

Bom, hoje a postagem é apenas um pequeno texto que trago como reflexão, intitulado Cadê a Liberdade? De minha autoria. 
E se preparem, pois vou citar referências de obras e textos publicados aqui no blog. 


"Querer ser livre é também querer livres os outros."
                  Simone de Beauvoir


Têm sonhos que não são nossos, mas impostos. 
  Têm vontades que não são nossas, mas de outros. 
Têm ações que são influenciadas por outros, e parece até que nossos corpos não nos pertence, e nem mesmo nossas mentes. 
Querem nos calar, nos dominar, nos enjaular, contudo já vivemos em jaulas, onde servimos como atrações; eles se divertem às nossas custas. Quem são eles? Não se sabe. Talvez uma entidade? Difícil mesurar. 


"Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade mas estou presa dentro de mim."
                   Clarice Lispector

Vivemos em jaulas, jaulas com chaves invisíveis; jaulas físicas, psicológicas. Até quando seremos presos? Até quando eles nos manterão presos? Até quando não trocaremos nossa ração pela razão? Até quando seremos bichinhos de estimação? Até quando? Até quando seremos vítimas de nós mesmos? Implantaram ideias que não tínhamos; arrancaram nossa liberdade, nossa vontade, nosso pensamento e nem percebemos. Somos como autômatos? 


"Parafuso e fluido em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado"

Pitty - Admirável Chip Novo





Nos determinam, nos definem pelo o que temos, fazemos, por causa de nossa cor de pele, por irmos contra os "padrões". E por isso acabamos nos perdendo no meio do caminho, tropeçando em pedras. Por que a materialidade? 


"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável."
                        Jean-Jacques Rousseau

Até quando nos julgarão? Até quando julgaremos? Até quando? Até quando repetirei até quando? Até acabar? Até a liberdade deixar de ser apenas uma utopia? 


Livros Recomendados (Você deve ler antes de morrer, na minha opinião)


Livros que me fizeram pensar, repensar, criar e recriar novos conhecimentos. 

-Admirável Mundo Novo
-Revolução dos Bichos
-Micrômegas
-Pálido Ponto Azul
-Fahrenheit 451
-O Mundo de Sofia
-Ensaio sobre a Cegueira
-Sejamos todas Feministas
-As portas da Percepção - Céu e Inferno
-Introdução ao Filosofar 
-A Ciência através dos tempos

Lista pequena, pois não dá pra dizer todos os livros que já me fizeram pensar -- que pode ser todos, afinal tento tirar algo de proveitoso, mesmo da pior leitura. Além disso, como sempre digo, vocês devem ser os construtores de seu conhecimento, então mãos à obra!




                            Nada é Absoluto! Tudo se Transforma.

Não considere esse texto como a verdade absoluta -- afinal não existe, e quem produz as ideias somos nós, seres, animais, falhos -- e eu o que desejo é compartilhar o exercício importante do pensar; pense nas pessoas, nos costumes, na culura, nos acontecimentos do mundo, enfim em tudo. Apenas reflita; esse apenas muda sua vida. Se liberte das prisões que você mesmo criou. No início pode dar temor do desconhecido, entretanto é assim que ocorre a evolução. Cresça com seus medos e aprenda com eles. Não tenha preconceitos, liberte sua mente. 

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original."

                         Albert Einstein 




Comentários

Postagens mais visitadas