Intolerância e a importância de aprender a respeitar as diferenças

Olá my dears, mein lieber, como estão?
Aqui estou de volta para mais uma postagem critica. Ando muito pensativa, hem? Pois bem, hoje o post - como vocês podem ler no título - é sobre a intolerância e a a importância do respeito.
Vamos lá!






Não sabemos desde quando a intolerância existe, mas sabemos sobre um dos casos bárbaros* que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial: o holocausto. Os praticantes dessa desordem, foram os nazistas, que pregaram a ideologia ariana de uma raça pura. Ou seja utilizaram como desculpa a diferença de cor, etnia, crença, opção sexual e origem para praticar atos abomináveis. E será que estavam certos? Não.

Pensemos: se formos olhar ao nosso redor, veremos diferenças, principalmente num país repleto de diversidade como o nosso, onde a colonização juntou diversas etnias. Logo, julgar alguém pela aparência ou por apresentar características incomuns é ir contra um direito universal. 

Como pensavam os filósofos na Revolução Francesa: se não existe igualdade, fraternidade e liberdade para todos, então é inconcebível que exista. Já que os direitos devem ser aplicados à todos. 

Diante desses fatos apresentados, pode-se inferir que todos temos o direito de ser respeitados. E claro, o dever de respeitar as diferenças. Visto que também somos diferentes. E para o cumprimento do respeito, existe as leis, sobretudo a Declaração dos Direitos Universais, uma arma para a humanidade e luta contra os extremismos que aconteceram, e a prevenção para futuros. Como declarou certa vez, Martin Luther King, em um de seus dicursos: "eu tenho um sonho." Seu sonho era que todos possuíssem o mesmo direito. Afinal, o sol é para todos.











*Um dos casos, pois ocorreram muitos outros, inclusive um que provavelmente inspirou o massacre Nazista na Segunda Guerra: o Genocídio Armênio. Certa vez Hitler declarou que ningúem se lembraria desse Genocídio. Percebemos que estava enganado, pois existe diversos ativistas que insistem em cutucar a ferida que a Turquia tenta cobrir. 
Um dos principais ativistas são os membros da banda System of a Down que utilizam a música para se expressar e clamar por justiça.


Links para se aprofundar no assunto: http://genocidioarmenio.com.br/

http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005143


Obs: recomendo um documentário promovido pela banda System of a Down, onde pode-se aprofundar o conhecimento no assassinato em massa dos armênios. Se você tão pouco conhece - porque infelizmente não estudamos sobre isso - é hora de ver o que costumam encobrir de nós.

P.S: além de falar do Genocídio já comentado, no documentário fala também de outras matanças, ou seja uma boa opção de se informar melhor sobre os extermínios e nosso mundo conflituoso. Embora não seja nada bom descobrir sobre esse tipo de assunto, não saber a verdade é pior; a ignorância é pior, pois no cega e nos torna bonecos de ventríquolos. Então, busque a verdade, queridos. 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=QcsNMhYP378


Obrigada pela atenção, até mais!


Comentários

Postagens mais visitadas