Criticidade

Olá, galera! Vou ser direta e séria - mas acho que sou em quase todos os posts.
Pelo título vocês já devem saber do que pretendo falar. Algumas postagens atrás eu filosofei sobre a literatura e para que intuito o homem a criou, vou deixar o link aqui: http://thalyalee.blogspot.com.br/2015/05/a-literatura-como-sugiu.html



Será que todos homens possuem uma criticidade mais apurada?
Como melhorar a nossa criticidade?
Pensar mais e melhor influi no modo como vivemos a vida?
Ser crítico é possuir armas em momentos difíceis? 

Desde da aniguidade o homem busca conhecimento. E se os relatos escritos em Gênesis estiverem certos, a curiosidade humana levou Adão e Eva a experimentarem o fruto proibido. No entanto não vamos entrar nesse tipo de ideia, pois alguém, leitor, não se agradará no rumo que isso está levando.
Somos fascinados pelo desconhecido e é por causa desse fascínio que temos feito descobertas consideradas impossíveis séculos atrás.
Em 1950 surgiu a televisão e com sua criação outras vieram. O que seria de nós sem internet, esse meio que usamos para se expressar e que provavelmente formou o que somos hoje? Sem ela vocês não estariam aí do outro lado, lendo isto. E vocês sabiam que sem a segunda guerra mundial ela não existiria? E para isso pode-se utilizar um velho clichê, " há lados bons e ruins."
A internet abriu novas portas e abriu nossas mentes. Estamos conectados com o mundo e recebemos milhares de informações há todo momento. E chegando finalmente ao ponto principal: nossas criações criou pessoas mais críticas?
Lógico que com toda informação que recebemos, somos informados e atualizados sobre o que acontece no mundo mais rápido do que as pessoas que viviam em 1980, por exemplo. Mas será que somos mais críticos quanto ao que ver e escutar? Ou será que lemos com mais consciência as notícias que vemos todos os dias? Sabemos interpretar o sentido de cada palavra, vírgula, ponto, neologismos ou ambiguidades?
Sabemos que nessa fase globalizada, lemos mais e escrevemos mais. Mesmo que analfabetismo tenha diminuído, surgiu um novo problema: o analfabetismo funcional. O que é isso? As pessoas leem, porém não extraem nada que o texto quis passar. Ou seja, elas só percebem o que se encontra na superfície, não conseguem interpretar historicamente - o momento que o texto foi feito - economicamente e nem socialmente. Essas pessoas geralmente não tem um contato diário com a literatura, que pode ser por preguiça - a famosa negligência - ou mesmo falta de recursos.
Há lugares que até hoje não tiveram contato humano e nem social com outros humanos de fora de sua comunidade. E pensando nisso, talvez não saibamos disso.
E é então que a primeira pergunta é respondida: não. Com todos os exemplos suspostos, percebemos que nem todos os homens possuem criticidade, já que podem viver influenciados por uma mídia opressiva exposta na tv, ou mesmo por não possuirem contato com culturas diferentes.
Será que é isso o que o poder deseja, pessoas que não saibam pensam e nem decidir por si mesmas? Sim, é isso que eles desejam. Pois pessoas ignorantes são mais influenciáveis, logo caem em qualquer conversa persuasiva.
Respondendo a segunda pergunta: Existe diversas formas para melhorar ou até fazer surgir nosso lado crítico, entretanto o mais utilizado seria ler. Não é porque eu seja uma leitora voraz que esteja persuadido os outros a lerem. Sim, talvez eu esteja, mas pensemos. Leitura forma pessoas críticas, portanto não seria algo a ponto de te fazer escarnecer de mim. Aliás, se escrevo este texto é porque leio.

"A leitura engrandece a alma."

Voltaire


Terceira pergunta: Sim. Quando pensamos mais, erramos menos e acertamos mais. Nos tornamos automaticamente pessoas admiradas pela sensatez. Influindo nas nossas relações socialmente.
Quarta pergunta: Sim. Voltando no tempo, lembramos de exemplos bem conhecidos que lideraram forças contra ditaduras ou tipos de submissões a que eram submetidos: a Revolução Francesa, Revolução Russa, Revoltas no período regencial no Brasil, entre tantos outros. O que significa que o homem tem uma grandiosa arma em suas mãos: sua ideologia. Claro que sozinhos fazemos pouco alarde, contudo quando juntamos nossos ideais somos mais fortes. Embora existam adversidades entre nós, somos iguais: estamos conectados pelo desejo de mudança. A arma mais forte do mundo não são as de fogo ou diversas outras, mas nós mesmos. Mesmo que haja o lado paradoxal disso: somos fragéis como uma folha.

"É mais fácil obter o que se deseja com um sorriso do que à ponta da espada."

William Shakespeare

Bom, essa reflexão entrou em temas mais complexos, desse modo terminarei agora. Espero que reflitam sobre isso e que procurem entender melhor a história humana, pois se entedermos melhor ela, poderemos compreender o mundo e até nós mesmos.

"Mudar é difícil mas é possível."

Paulo Freire


Obs: indico que leiam alguns textos escritos por Paulo Freire para pensar sobre a educação, um fator importante, pois participamos dela.








Abraços, my dears. Até mais.




Comentários

  1. Acho muito interessante quando os Blogs abordam esse tipo de assusto! pois as vezes nem todos nós conseguimos fazer criticas construtivas ... Parabéns lindona , bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Muito obrigada pelo comentário.
      Bom, eu ando lendo muito sobre assuntos reflexivos e refletindo sobre os mesmos. Recomendo a todos que façam o mesmo. Pessoas coscientes melhoram a sociedade.
      Beijos. Apareça sempre.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas